O QUÊ VOCÊ PROCURA?

QUAL A CLINIPOM MAIS
PRÓXIMA DA SUA REGIÃO?

ABEPOM - Associação Beneficente dos Militares Estaduais

Coronel BM João Valério Borges é o novo Comandante-Geral do CBMSC

02/03/2018

Visualizado por 12318 pessoas

Em solenidade na manhã desta quarta-feira (28/02), no Centro de Ensino da corporação, o coronel BM João Valério Borges assumiu o comando-geral da Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Das mãos do governador do estado, Eduardo Pinho Moreira, o coronel Borges recebeu a espada de comandante-geral, que simboliza a assunção ao mais alto cargo da corporação e o compromisso de defender com probidade e excelência os interesses da instituição.

Caminho trilhado pelo comandante substituído

Até então, coronel Borges era o subcomandante-geral e assumiu o posto do coronel BM Onir Mocellin, que comandou a instituição por três anos e dois meses. Discursando em tom emocionado, coronel Mocellin agradeceu aos bombeiros e companheiros de trabalho pelos dias que passou no comando- geral. Ele também citou o apoio e a parceria incondicional da família, da esposa e das três filhas. Disse, que ingressou na instituição como soldado e depois seguiu a carreira de oficial, ao prestar novo concurso público. “Lembro que quando estudava no segundo grau, dois soldados, vez ou outra, iam para a escola fardados. De lá, começou minha admiração pela vida militar. Meu sonho se tornou realidade quando entrei para o Corpo de Bombeiros e onde permaneci por 35 anos trabalhando”, disse.

À frente da corporação coronel BM Onir Mocellin conquistou grandes feitos, como a implantação do projeto Golfinho nas praias catarinenses, a criação de sistemática para zerar as filas para realização das vistorias e análises de projetos em tempo legal previsto e a redução de mais de 50% nas mortes por afogamentos nas praias. A bandeira-insígnia, símbolo do Corpo de Bombeiros Militar, e que era hasteada no quartel do comando-geral indicando a presença do coronel Mocellin, agora é presenteada à família. O gesto simboliza o retorno do coronel Mocellin ao lar e a fusão da vida militar á família do ex-comandante-geral.

Novos desafios ao atual comandante-geral

O novo comandante-geral tem vasta experiência na vida militar e na administração pública. Tornou-se aspirante a Oficial em 1987. Em 2016, foi promovido a coronel, chegando ao último posto da corporação. Entre outros comandos, desempenhou a função de comandante do batalhão de Lages e da 2° Região de Bombeiros Militar. Ao avaliar as expctativas para o período à frente do Corpo de Bombeiros, coronel Borges reafirma o bom trabalho que vem sendo desenvolvido. Mas enfatiza que ainda há muito a ser trilhado. "Precisamos ampliar e estreitar parcerias importantes com as secretarias de Defesa Civil e da Saúde, por meio do atendimento pré-hospitalar. O que vem gerando importantes melhorias no atendimento prestado à população." Coronel Borges também aponta a importância de ampliar a cobertura de guarda-vidas civis nas praias e balneários do estado para continuar a política de redução de afogamentos.

Além da assunção do novo comandante, o subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior Geral também tomaram posse. O subcomando foi assumido pelo coronel BM Vanderlei Vanderlino Vidal, que até então ocupava o cargo de diretor de Atividades Técnicas do CBMSC e o cargo de chefe do Estado- Maior Geral foi ocupado pelo coronel BM Alexandre Corrêa Dutra, que era diretor de Ensino da corporação.

Além do governador do estado, Eduardo Pinho Moreira, o secretário de estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira, o secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli e o secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, além de outras autoridades civis e militares também participaram da solenidade.

Ao final, o tradicional banho de batismo no coronel que assume o comando e naquele que deixa a instituição. O banho foi dado pelo secretário de estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira, como forma de dar as boas vindas ao coronel Borges e de fechar com chave de ouro a despedida do coronel Mocellin.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista-CCS-CBMSC

Fotos: Jackson Jacques- Soldado BM

Fonte: www.portal.cbm.sc.gov.br